sexta-feira, maio 15, 2020

O desabafo e o alerta de uma técnica em enfermagem, socorrista do SAMU, para quem brinca com a Covid-19

Bom dia a todos, me chamo Andressa Silva, sou técnica em enfermagem e atuo hoje como socorrista do SAMU. Raramente tiro (uso) minha rede social para reclamar de alguma situação, mas hoje achei necessário.

 Por volta das 06:06 desta manhã, estava com meu companheiro de plantão (Condutor Edvando) a caminho de uma ocorrência quando nos deparamos com um grupo com cerca de 15 ciclistas no meio da Travessa Treze de maio. Todos aglomerados, um perto do outro, alguns sem máscara, apenas sorrindo da “sorte“ que tem .

 Sabe por que chamei “sorte”? Sorte de poder ter a opção de estar em casa e se isolar, enquanto outros estão graves no hospital querendo ver suas famílias, sem saber se vão evoluir mais ainda e chegar a óbito, hoje temos 2 óbitos por covid-19.

 Sorte por “talvez” não ter tido a contração do vírus, pois agora é difícil discernir quem está ou não. Todos tem uma opção, sei que é chato o isolamento, mas acredite, é melhor está no conforto da sua cama em casa, do que entrando em uma ambulância pedindo até pelo amor de Deus por oxigênio pois não consegue respirar, e quem sabe evoluir a um estado grave da doença e ser intubado, e não rever sua família.

 Não vai ter despedida, não vai ter “segura na minha mão”, não vai ter velório, não vai ter aquele último adeus e palavras bonitas.

 A realidade de outros estados e cidades está chegando na nossa cidade. Não brinquem com suas vidas, se você se ama e ama a sua família, FIQUE EM CASA, saia apenas para o necessário.

 Atividades físicas também dá para fazer em casa, tá aí no YouTube com vários treinos personalizados e etc. Tendo até entender a necessidade das pessoas em sair para fazer exercícios agora, mas não acham meio contraditório? Antes não tinha tanta gente nos residenciais e ruas como hoje, em meio a uma pandemia, onde números de casos subiu consideravelmente em menos de 24h.

 Hoje fizemos tantos transportes e atendimentos de casos suspeitos e confirmados que ficamos assustados. O desespero por oxigênio, por ajuda, por as vezes nem ter condições de comprar a medicação para tratar em casa e a doença evoluir comprometendo 25,30 ou até 50% dos pulmões.

 Os profissionais de saúde já estão esgotados. Cansados de ser humilhados pela população ignorante, por não dormirem mais, atendendo ligações, orientando, indo visitar as residências. 

 Cansados de horas em pé dentro da UTI ou no Isolamento com olhar de desespero, pois esperavam nunca vestir aquela paramentação. Cansados por não poderem ir a suas casas, ver seus pais, filhos, amigos, buscando não levar contaminação mesmo usando toda uma paramentação para exercer com dignidade e dar seu melhor para salvar vidas. E se nós cairmos, quem irá cuidar de você?

 Então não brinquem, é real. Está aqui próximo, 09 pessoas internadas entre isolamento e UTI, se cada um não se prevenir, não se isolar, esses números irão aumentar e infelizmente, não teremos suporte para todos.

 Eu ainda ouvi ontem “Se eu pegar e ficar ruim, vou para o HRBA em Santarém “, eu achei um ABSURDO, uma vez que lá já está congestionado.

 POR FAVOR A TODOS, FIQUE EM CASA, SE ISOLE !

Isole enquanto tem a oportunidade. Cuide-se, previna-se de todas as formas possíveis repassada pela OMS. Agora não é o momento para ser “atleta”, exercitam-se em casa. FIQUE EM CASA PELO AMOR DE DEUS !

 #saudeemcolapso

#ficaemcasaitaituba

#enfermagemestacansada

#medicinaestacansada


Nenhum comentário:

Postar um comentário