Hoje
Itaituba chegou ao número de 90 mortos por Covid-19. Nas 24 horas do final do
dia de sexta-feira para sábado foram 4 mortos, o que deixou as autoridades de
saúde e quem acompanha o andamento da pandemia no município preocupados.
Sábado pela manhã a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um mutirão de testagem na UPA, com o objetivo de alcançar 300 pessoas, entretanto, o número não foi alcançado.
O secretário de saúde, o enfermeiro Adriano Coutinho, participou do programa O Assunto é Este, sábado, quando afirmou que o número de mortes e de novos infectados vem se estabilizando.
Segundo cálculos da Secretária de Saúde, em torno de 50 mil pessoas já teria contraído o coronavírus no município.
“Hoje nós temos um baixo índice de ocupação hospitalar, porém, o que causa preocupação são os casos graves que tem dando entrada. A gente tem observado que na UPA diminuiu o número de atendimentos, todavia, quando novos pacientes dão entrada, já chegam em estado grave, ou muito grave.
Dos 54 leitos do Hospital Regional do Tapajós, apenas dez estavam ocupados até o início da noite de sexta-feira. O problema reside no setor de UTI, que tem dez leitos, e o último disponível tinha sido ocupado ainda na sexta-feira à noite.
O diretor do HRT informou que haveria uma ampliação para 20 leites de UTI para suprir a demanda de pacientes de Covid-19 para atender a população da região” disse o secretário.
A UPA, que tem capacidade para 30 pacientes, sábado pela manhã tinha apenas três.
Adriano chamou atenção para a necessidade de as pessoas procurarem a UPA o mais rápido possível. Se antes o apelo era “Fique em Casa”, agora mudou. Deve ser: “Se desconfiar que está com Covid, procure a UPA imediatamente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário