O Jornal do Comércio foi um dos assuntos destacados na seção de hoje, terça-feira, na Câmara Municipal.
O vereador Peninha usou parte do seu tempo na tribuna, para discorrer sobre os 15 anos do periódico, enaltecendo o Almanaque de 15 Anos que foi publicado semana passada.
Ele disse em seu discurso:
"Publicar um jornal nos dias de hoje, não é uma coisa fácil, agora, manter um jornal em circulação por 15 anos é uma bravura.
É o que tem feito o jornalista Jota Parente e sua esposa, Marilene Parente, desde de 03 de setembro de 2005.
Quiz o destino, por um desses caprichos da vida, que na primeira página da primeira edição do Jornal do Comércio, lá estivesse a minha foto estampada, trazendo a manchete da cassação do meu mandato de vereador.
Depois daquela primeira edição, sucederam-se mais 59 outras, registrando graficamente a história do município de Itaituba e da região, história essa que ficará para as próximas gerações.
Fatos marcantes que nossa memória seletiva nem lembra mais, como: Peninha assinando ficha de filiação no MDB, um fato pouco provável de acontecer em outras épocas; Roselito no MDB junto com Valmir e Wilmar, outra extravagância da nossa política;
a minha volta para a Câmara em 2013; a eleição do vereador Wescley como mais novo presidente do legislativo de Itaituba; a eleição de Hilton Aguiar em 2010, quando itaituba voltou a ter um deputado estadual;
meu colega Dirceu Biolchi dizendo em 2013, que achava que dava para fazer mais como vereador; a criação das reservas ambientais em 2006 e um monte de informações históricas.
Tudo isso e muito mais está nas 184 páginas do almanaque 15 Anos do Jornal do Comércio. Um trabalho e tanto, pois, com 259 edições, e quase 5.200 para folhear, foram gastas algumas semanas para chegar a essa obra cuja primeira página exibimos no telão.
Eu conheço bem essa atividade. Nos anos 1980 eu tive o meu próprio jornal. Os tempos eram outros. Se, por um lado corria muito dinheiro em Itaituba, por outro lado, a lei aqui era a do mais forte. A moeda era o ouro e as disputas eram resolvidas na base da bala.
Não havia internet.
Hoje em dia, as infinitas fontes de notícias são, ao mesmo tempo, um aliado e um problema para quem publica periódicos como o Jornal do Comércio. Um aliado quando se busca uma informação, ou o complemento dela; um problema, por conta da imensa variedade de meios de comunicação, tanto os convencionais, quanto as redes sociais, que inibem o consumo da notícia do jornal impresso.
O jornalista Jota Parente e o seu Jornal do Comércio tem sido parceiros da Câmara Municipal durante esses 15 de anos que existência, veiculando matérias e emitindo opiniões a respeito dos trabalhos e do desempenho dos vereadores. Às vezes desagrada alguns, o que faz parte da profissão.
Temos o dever de preservar nossa memória, de proteger a nossa história. Palavras o vento leva, mas, a grafia e as imagens podem e devem ser arquivadas para que a posteridade tenha acesso no futuro.
Por essa razão, Senhor Presidente, senhoras vereadoras e senhores
vereadores, solicito que esse documento histórico, o Almanaque 15 Anos
do Jornal do Comércio seja inserido nos anais da Câmara Municipal de
Itaituba, com o nosso reconhecimento."
Depois do discurso de Peninha, a vereadora Maria Pretinha também dedicou parte do seu tempo para falar sobre o trabalho de Jota Parente e Marilene Parente, que ela acompanha desde o começo do Jornal do Comércio, destacando que tem cópias desde as primeiras edições.
No horário destinado a convites e comunicados, o vereador Wescley Tomaz também parabenizou a direção do JC por tudo que tem sido feito até agora, ressaltando a dificuldade de manter um jornal no interior.
Por último, o presidente da Casa de Leis, vereador Manoel Dentista afirmou que já estava determinado por ele, atendendo ao pedido do vereador Peninha, a inserção do Almaque 15 Anos do Jornal do Comércio nos anais da Câmara.
Agradecemos as deferências dos vereadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário