Folhapress - Somente 1 dos 74 candidatos que disputaram as eleições de domingo (15) usando na urna o nome "Bolsonaro" foi eleito. Apenas Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), conseguiu uma vaga e renovará seu mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Ele teve 71 mil votos e foi o segundo com maior votação na cidade. Ainda assim, teve cerca de 35 mil votos a menos que em 2016, quando foi o campeão na capital do estado. Já Rogéria Bolsonaro (Republicanos), mãe dos três filhos mais velhos do presidente, se candidatou a vereadora no Rio, teve apenas 2.034 votos e ficou longe de conseguir se eleger, ocupando a 209ª posição.
Dos 74 candidatos que usaram o sobrenome do presidente, 72 concorreram ao cargo de vereador. Havia ainda dois que tentavam a prefeitura: Marcos Bolsonaro (PSL), em Jaboticabal (SP), e Osmar Bolsonaro (PP), em Várzea Paulista (SP).
O estado com maior número de "Bolsonaros" foi São Paulo, com 20, seguido do Rio, com 6. Nestas eleições, nenhum de apoiados pelo presidente ou que buscaram se associar a ele conseguiram vencer em grandes cidades.
Comentário do blog: Itaituba também teve seu Bolsonaro tentando uma vaga na Câmara. Foi o candidato Odilon Bolsonaro, do grupo do ex-prefeito Roselito Soares, que nessa eleição apoiou o candidato Ivan D'Almeida.
Odilon teve apenas 110 votos, equivalente a 0,20% da votação.
Não deu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário