quinta-feira, dezembro 31, 2020

Vereador Dirceu Biolchi já tem nove votos, garante prefeito Valmir Clímaco

Conversei no final da tarde com o prefeito Valmir Clímaco a respeito da eleição para presidente da Câmara, amanhã, logo após a posse dos vereadores eleitos em 15 de novembro passado.

Ele afirmou: “Pode colocar aí, que nós já estamos com nove votos, e mais tarde deveremos ter o décimo voto, do vereador eleito, Professor Thiago.

A chapa continua tendo como candidato a presidente, o vereador reeleito e o mais votado do último pleito, Dirceu Biolchi (foto à esquerda) do MDB, tendo como vice a vereadora reeleita, Maria Pretinha, também do MDB e com primeiro. secretário o vereador eleito Rangel Moraes.

A chapa 2 é encabeçada pelo vereador eleito para primeiro mandato, Ronny Freitas (MDBB, pelo menos até amanhã, abaixo) tendo como vice o vereador reeleito e ex-presidente da Câmara Wescley Tomaz.

Tentei manter contato diretamente com o vereador Wescley, porém, o máximo que consegui foi trocar algumas mensageens, que da parte do edil não esclareceram muita coisa. 

A notícia da chapa dois causou um frisson muito grande no mundo político itaitubense, que ficou muito alvoroçado com as mexidas repentinas nas pedras.

A verdade é que todo vereador sonha ser presidente da Câmara, porém, um dos motivos da grande surpresa é por se tratar de uma pessoa que até então gozava de plena confiança do prefeito, tendo permanecido no cargo de secretário de administração durante quase todo o mandato.

A confiança era tão grande, que quando Ronny afastou-se do cargo para ser candidato a vereador, Valmir permitiu que ele indicasse sua esposa para substituí-lo.

O mais provável, mesmo, é que com o força política que tem no momento, o prefeito consiga eleger o seu candidato Dirceu Biolchi, não sendo surpresa se isso acontecer com uma boa vantagem.

O que leva a crer que Valmir deva vencer essa queda de braço é sua incontestável liderança. Todavia, se acontecer uma vitória da chapa 2, isso não deverá ser motivo para grande surpresa, posto que, em se tratando de Itaituba, e no começo de mandato,


tem havido uma surpresa após a outra, saindo resultados jamais esperados da urna.

Por muitos dos seus hoje novos adversários, o vereador eleito Ronny Freitas cometeu um ato de traição ao  seu grupo, pois as duas chapas são do mesmo partido, o MDB.

É no mínimo estranho o fato de ter estado todo mundo junto até poucos dias em campanha, recebendo as benesses do poder, e de uma hora para outra virar adversário político, peitando aquele que foi seu líder até poucos dias. No entanto, são poucos os que resistem ao canto da sereia do poder.

Cada um enxerga com os olhos da situação política do momento, e não será difícil ver a grande maioria junta lá na frente. É assim que o barco da política navega.

Não é demais lembrar que está se tratando de 

Uma coisa é certa: vai ter disputa.

Jota Parente

Foto: Prefeito Valmir Clímaco

Autor: Jota Parente

Obs. Esta notícia foi publicada por volta das quatro da tarde, mas, um problema no Blogger, do Google, que hospeda o meu blog fez com que quase ninguém a lê-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário