sábado, janeiro 09, 2021

Biden nomeia crítico de Bolsonaro para cuidar da América Latina no Conselho de Segurança Nacional

 Gonzalez foi escolhido para assumir como diretor sênior para o Hemisfério Ocidental; em outubro, ele disse que governo brasileiro' ignora questões importantes como mudança climática, democracia e direitos humanos'

WASHINGTON — O presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, nomeou Juan Gonzalez para o cargo de diretor sênior para o Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional. 

Na prática, o cargo é responsável por assuntos relativos à América Latina. Em outubro do ano passado, Gonzales citou o Brasil ao fazer um comentário a respeito das mudanças climáticas — a fala, em tom crítico, pode indicar qual será a tônica que futuro governo democrata adotará na relação com o governo do presidente Jair Bolsonaro.

— Em qualquer relacionamento que Joe Biden tenha com líderes ao redor do mundo, a mudança climática estará no topo dessa agenda, e isso inclui o Brasil — disse Gonzalez ao site Huffpost. —  Qualquer pessoa, no Brasil ou em qualquer outro lugar, que pensa que pode promover um relacionamento ambicioso com os Estados Unidos enquanto ignora questões importantes como mudança climática, democracia e direitos humanos claramente não tem ouvido Joe Biden durante a campanha.

Essa não foi a primeira vez que o futuro diretor falou sobre o relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil. Em um artigo publicado na revista Americas Quarterly, em julho do ano passado, Gonzalez questionou se a "liderança atual do Brasil está preparada para abordar os desafios monumentais de nosso tempo".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário