Austríaco deixa herença para vilarejo francês que salvou sua família dos nazistas
Eric Schwam, que morreu em dezembro aos 90 anos, havia sido abrigado na pequena cidade de Le Chambon-sur-Lignon com sua família em 1943, quando era refugiado
Um ex-refugiado austríaco deixou uma herança generosa a um vilarejo francês décadas depois de os moradores acolherem sua família durante a Segunda Guerra Mundial.
Eric Schwam, que morreu em dezembro aos 90 anos, havia sido abrigado na pequena cidade de Le Chambon-sur-Lignon com sua família em 1943.
O vilarejo, que fica no sudeste da França, protegeu milhares de judeus durante o conflito e tem uma longa reputação de proteger pessoas que sofrem perseguição.
O prefeito da cidade diz que Schwam deixou uma "grande quantia" para a cidade em seu testamento, mas não confirmou os valores.
O antigo prefeito da cidade, no entanto, disse à mídia local que Schwam havia conversado sobre o assunto com as autoridades uns anos atrás e a herança que ele deixou é estimada em cerca de 2 milhões de euros (R$ 13,3 milhões).
A cidade foi contatada por um tabelião há cerca de três semanas para discutir a doação, afirma Denise Vallat, secretária de cultura e comunicação em Le Chambon-sur-Lignon.
"Ele era um cavalheiro, era muito discreto e não queria muita publicidade sobre seu gesto", disse ela ao canal de TV France 3. "Pouco se sabe sobre ele, mas fizemos algumas pesquisas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário