Papa emérito Bento XVI manda recado para ‘fanáticos’ que rejeitam sua renúncia: ‘Há apenas um Papa’CIDADE DO VATICANO — O Papa emérito Bento XVI repreendeu os católicos romanos conservadores que, diante do papa Francisco, de perfil mais liberal, têm considerado Bento ainda o comandante da Igreja Católica. Chamando-os de “fanáticos”, Bento afirmou que “há apenas um papa”, e é Francisco.
“Foi uma decisão difícil. Mas foi uma escolha totalmente consciente e acho que me saí bem (em renunciar)”, disse ele ao Corriere della Sera da Itália, em uma entrevista publicada na segunda-feira. “Alguns dos meus amigos mais fanáticos ainda estão chateados, eles não aceitaram minha escolha”, completou.
Alguns conservadores linha-dura, insatisfeitos com o papa Francisco, mais liberal, muitas vezes expressaram dúvidas sobre se Bento XVI renunciou voluntariamente, embora ele tenha dito várias vezes nos últimos oito anos que o fez.
Bento XVI, que mora em uma casa nos jardins do Vaticano, disse que aqueles que se recusam a aceitar sua renúncia nutrem “teorias da conspiração” de que ele foi forçado a renunciar por causa de escândalos como o vazamento de alguns de seus documentos por seu mordomo. “Eles não querem acreditar que foi uma escolha consciente”, disse ele. “Minha consciência está limpa.”
Aparentemente se dirigindo àqueles que ainda o consideram o verdadeiro papa e são hostis a Francisco, Bento XVI disse: “Há apenas um papa”. O entrevistador disse que Bento XVI enfatizou esse ponto batendo no braço da cadeira.
Bento XVI, agora com 93 anos, em 2013 se tornou o primeiro papa em mais de 600 anos a renunciar em vez de permanecer no posto por toda a vida, dizendo que não tinha mais forças para conduzir a Igreja de 1,3 bilhão de membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário