quinta-feira, abril 15, 2021

A live do vereador continua dando o que falar

O boletim epidemiológico da secretaria municipal de saúde, aponta que Itaituba já está chegando à marca de 270 óbitos. É um número que no começo dessa pandemia jamais alguém imaginaria que o município chegasse a atingir toda essa quantidade de mortes.  

O número de casos positivos também é muito preocupante, pois o município já ultrapassou a marca de dez mil pessoas infectadas pela covid-19 e mesmo com essa tragédia de mortes, temos visto várias atitudes completamente irresponsáveis de pessoas provocando grandes aglomerações, uma dessas aglomerações aconteceu no final da semana passada durante uma Live organizada por um vereador e um colaborador da prefeitura.

Na verdade, esse evento não teve nada de virtual, foi um show presencial, que reuniu um grande público e regado a muita bebida como mostraram as postagens das redes sociais.

Eventos com aglomeração, seja qual for o seu propósito, estão proibidos pelo decreto estadual, pois desrespeita as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia e caracteriza crime, com pena prevista de até um ano de prisão, de acordo com o artigo 268 do código penal, e ainda há o agravante dos promotores do evento serem agentes públicos.

Pelo visto, eles não sofrerão qualquer tipo de punição, pois até agora não há nenhuma manifestação da parte do Ministério Público, que é órgão que tem o dever de defender os interesses da população.

Independentemente de qualquer responsabilização penal, as pessoas de bem que defendem o direito à vida já recriminaram a atitude do vereador pela afronta ao decreto estadual e pelo desrespeito ao luto das duzentas e sessenta e oito famílias que perderam seus entes queridos nessa pandemia.

 

E neste contexto, penso que a Câmara de Vereadores deve um pedido público de desculpas à população por essa atitude irresponsável de um dos seus integrantes, por colocar em risco a vida das pessoas mais vulneráveis a essa doença, lembrando que a Câmara Municipal reduziu o número de sessões presenciais exatamente por causa da pandemia, e será grande contrassenso se o poder Legislativo Municipal se omitir a essa questão. A sociedade organizada deve e precisa cobrar uma posição do presidente da Casa, vamos ver se isso realmente vai acontecer!        

Jornalista Weliton Lima, comentário do Focalizando, hoje, 15.04.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário