Delas, dez mil foram idosos, acima de 65 anos, em Belém. Um total de 624 pessoas são de Marituba
O total de 35.276 pessoas ainda não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra covid-19 no estado do Pará, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) computados até as 17h21 da última quarta-feira (12).
Delas, dez mil são idosos, acima de 65 anos, de Belém, onde a prefeitura já fez inclusive quatro chamadas à imunização dos faltosos. Agora, a capital paraense planeja estratégias para conseguir alcançá-los, como a busca ativa. Ainda assim, Belém chega em apenas 4% de abstenção pela vacinação, ficando abaixo da média brasileira, a qual atinge 14%.
Mas não é somente Belém que apresenta número de pessoas que deixaram de comparecer para garantir a imunização completa contra o novo coronavírus (Síndrome Respiratória Aguda Grave - Sars-Cov-2). Em Marituba, que também está localizada na Região Metropolitana, após levantamento, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), identificou um total de 624 pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19 no município.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em Belém, o doutor Cláudio Salgado, a cidade atingiu 210 mil idosos com a primeira e segunda doses, porém, dez mil não apareceram para receber a imunização completa com a CoronaVac.
“Fizemos quatro chamadas desse público de idosos, com mais de 65 anos, para receberem a CoronaVac, mas dez mil não compareceram. Já atingimos 210 mil idosos e passamos da meta inicial, que era de 199 mil.
Não devemos mais fazer chamadas, pois precisamos avançar com outros grupos. Mas estudamos uma forma para chegar até eles e, possivelmente, faremos uma busca ativa, por meio dos nossos agentes comunitários, indo nas casas”, explica Salgado.
O diretor da Sesma frisa ainda que, no dia 16 de junho, será a vez da segunda dose para os idosos, acima de 60 anos, que tomaram a vacina Astrazeneca/Fiocruz. A vacinação ocorre em 20 pontos de Belém. É necessário levar os documentos de RG, cartão de vacinação e cartão do SUS.
Fonte: O Liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário