Ministra Rosa Werber |
Afrontosamente, o advogado acrescentou, na petição, que o pedido tinha que ser distribuído, por prevenção, ao Ministro Ricardo Lewandowski, sob a justificativa de que o ministro já havia relatado outros dois Habeas Corpus, todos relacionados à CPI da Pandemia. Na prática, o advogado afirma, com todas as letras, que Rosa Weber não pode relatar o pedido do governador. Simples assim.
A ministra, para quem foi distribuído o HC por prevenção, por sua vez, encaminhou o acintoso pedido ao presidente da corte, o ministro Luiz Fux, para que o mesmo analisasse a petição da defesa do governador. “O presente feito foi a mim distribuído por prevenção à ADPF 848, de minha relatoria, nos termos do art. 69, caput, do RISTF – A distribuição da ação ou do recurso gera prevenção para todos os processos a eles vinculados por conexão ou continência.” Frisou elegantemente a ministra ao encaminhar o feito para Fux.
A resposta veio a cavalo. O presidente do STF fulminou, de pronto, a pretensão de Wilson Lima, mantendo a distribuição do feito para a Ministra Rosa Weber, por prevenção.
“Bem analisados os writs mencionados, verifica-se que todos eles foram impetrados em favor de duas testemunhas. Ambas respondem, conjuntamente, a procedimento instaurado pelo Ministério Público, pelos mesmos fatos sobre os quais foram convocadas a depor na CPI, evidenciando a existência de conexão instrumental entre os habeas corpus.
Diversamente, o presente habeas corpus foi impetrado em favor de Governador de Estado, para investigação de fatos diversos dos imputados aos pacientes dos HCs 201.899, 201.912, 201.970 e 202.080. Eventuais procedimentos investigatórios que venham a ser instaurados não revelam conexão ou continência apta a determinar a prevenção da relatoria. Ao mesmo tempo, o presente writ guarda relação de continência com a ADPF 848, de relatoria da Ministra Rosa Weber.”
Frisou Fux ao determinar o retorno do pedido, com urgência, ao gabinete da ministra. E isso era tudo que o governador do Amazonas não queria. Agora, é esperar pela indulgência de Rosa Weber, que, apesar de legalista e garantista, como qualquer jurista, não gosta de ver sua competência e imparcialidade, colocada a prova. A sorte de Lima está lançada.
Fonte: O Antagonista
Nenhum comentário:
Postar um comentário