terça-feira, setembro 21, 2021

Governo do Pará e ANM assinam acordo de cooperação para monitorar e fiscalizar a atividade mineral no estado

O Governo do Pará assinou, nesta segunda-feira (20/09), um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Mineração (ANM) para monitorar e fiscalizar de maneira mais efetiva e abrangente a atividade mineral no estado. A cerimônia será realizada no Salão de Atos, do Palácio do Governo, às 16h, em Belém.

O Estado do Pará no ano de 2020 foi o maior gerador da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) do Brasil, contribuindo com pouco mais de R$ 3 bilhões de reais, com destaque para o minério de ferro, responsável por aproximadamente 86% de toda a arrecadação estadual.

A indústria mineral extrativa e de transformação mineral paraense exportaram em média R$ 18 bilhões de reais. Temos como principais produtos exportados pelo Estado do Pará o minério de ferro, concentrado de cobre, ouro, minério de manganês, bauxita, caulim, silício e liga metálica ferro-níquel.

Neste contexto, o Pará demonstra seu protagonismo no setor mineral e sua importância econômica para o Brasil, além de ser o primeiro Estado a celebrar o Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Nacional de Mineração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário