segunda-feira, novembro 01, 2021

Um Pouco de Líingua Portuguesa Não Faz Mal a Ninguém: Denegrir vem do Latin Denigrare

Os patrulhadores de plantão ficam nervosos quando ouvem alguém pronunciar a palavra DENEGRIR. Dizem, de cara, que essa palavra tem conotação racista. Não se sabe de onde tiraram essa informação.

Essa palavra era usada na Roma antiga, em situações em que, or exemplo, um político falava mal do outro, muitas vezes, já naquele tempo usando o que hoje se conhece como Fakenews, para denegrir a imagem do outro.

A palavra denegrir vem do latim denigrare que significa “tornar escuro” ou “manchar”.

Em latim, denigrare vem da junção de duas palavras: de e nigerDe é uma preposição que pode ter vários sentidos, como origem (originalmente de algum lugar), afastamento (saiu de algum lado) ou intensidade (mais de alguma coisa). Niger significa negro ou escuro. Assim, denigrare significa literalmente “tornar mais escuro”. Por exemplo, quando alguém pinta o cabelo de mais escuro, em latim estaria a denigrare seu cabelo.

Normalmente, quando alguma coisa fica suja ou manchada escurece. Por isso, denigrare ganhou também o significado de manchar. A palavra ficou com conotação negativa, não necessariamente racista, porque uma mancha não é uma coisa bonita e implica sujidade. Além disso, a ideia de escurecer implica a noite e coisas sombrias, erradas e até perigosas.

No sentido mais metafórico, denigrare significa manchar a reputação de alguém ou alguma coisa, ou tornar ruim. Esse se tornou o significado principal da palavra denegrir, em português. Por exemplo, se um político fala mal de outro político, inventando acusações de corrupção, está denegrindo seu oponente, estragando sua reputação, que antes era limpa.

Jota Parente, com informações do Dicionário Etimológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário