domingo, janeiro 23, 2022

O H3N2 não brincadeira, derruba mesmo.

H3N2. Esse é o nome do vírus da gripe que vem causando problemas desde o último trimestre de 2021, o qual me deixou acamado por quase duas semanas. Minha mulher Marilene também está sofrendo com as consequências pesadas dessa gripe, ainda se recuperando.

Conheço casos de alguns adolescentes, assim como de jovens que pegaram a gripe, mas, não demoraram a ficar bons. Com pessoas de mais idade o caso pode complicar.

É por isso que a vacina contra a gripe é também conhecida como “vacinas dos velhos”, porque embora não seja aplicada somente em pessoas de mais idade, é nos velhos que a gripe causa mais estrago.

Durante as duas últimas semanas eu praticamente não postei nada no meu blog, o que com algum esforço voltei a fazer ontem. Agradeço a compreensão dos amigos que me acompanham.

O vírus

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

Pelo fato de o influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

O período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.

No meu caso em particular, a vacina que tomei ano passado, que me livrou de pegar algumas gripes fortes, não serviu para combater o H3N2, vírus que só será combatido pela vacina deste ano.

A nova versão da vacina da influenza, que será distribuída em 2022, é trivalente, composta pelos vírus H1N1H3N2 (Darwin) e a cepa B, e já está sendo produzida pelo Butantan em suas fábricas.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário