Um projeto de lei sobre mobilidade urbana elaborado pelo vereador Peninha está causando muita discussão nas redes sociais. A polêmica está concentrada no artigo que prevê o estacionamento rotativo de veículos no centro da cidade. O tempo previsto para o estacionamento em determinados trechos das ruas é de uma hora. Quem extrapolar esse prazo está sujeito a multa por estacionamento irregular.
Antes de encaminhar o projeto à Câmara, Peninha apresentou o seu esboço às instituições que representam o empresariado local, numa espécie de consulta pública, mas ao invés de sugestão, até o momento só vieram críticas contra essa proposta de lei.
Diante dessa resistência não é possível afirmar, se a proposta do vereador vai ou não ser aprovada, mas é certo que em algum momento a mobilidade no trânsito no centro da cidade terá que ser discutida, pois o espaço no estacionamento público não pode ser privativo de algumas pessoas.
Quem quiser ter esse privilégio, deve construir o seu o próprio estacionamento. Por enquanto o problema da falta de vagas para rápidas paradas é mais crítico na Hugo de Mendonça, mas na orla da cidade, trabalhadores das empresas de Miritituba estacionam seus carros de manhã e só desocupam a vaga no final da tarde quando retornam do trabalho.
Com o aumento constante da frota de veículos do município, quem é contra essa medida terá que se adequar a essa nova realidade para o bem da própria mobilidade no trânsito.
De agora em diante, portanto, até os novos empreendimentos também devem se adequar a essa questão da mobilidade para atender seus clientes. Cabe à administração municipal fazer essa exigência no momento de licenciar a construção.
Outra providência necessária para qualquer iniciativa de disciplinar o trânsito é aumentar o efetivo de agentes da COMTRI para tornar a fiscalização mais eficiente.
Como visto, a discussão está posta e espera-se que o bom senso possa nortear essa decisão !!!
Jornalista Weliton LimaComentário do Focalizando, 03.03.2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário