O resgate foi feito por um helicóptero da Marinha. Segundo apurou o Portal OESTADONET, a Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará vai decidir nas próximas horas por qual município o inquérito policial para investigar as causas do desaparecimento da embarcação, bem como o tipo de carga estava sendo transportado e o destino final.
Uma equipe da Polícia Civil seguirá para o local onde a embarcação foi encontrada, numa localidade conhecida como Ilha das Flechas, entre Santana, no Amapá, e Chaves, no Pará. O resgate dos passageiros não encerra as investigações iniciadas no âmbito da polícia judiciária paraense, assim como o inquérito administrativo instaurado pela Capitania Fluvial do Amapá que também será concluído para apurar as circunstâncias e responsabilidades do acidente com o barco.
O barco ‘Bom Jesus’ saiu de Santarém no dia 24 de março transportando uma carga de origem e destino ainda não revelados. Apesar de ser registrada na Marinha, inscrita na atividade de transporte de passageiros, possuindo uma arqueação bruta (AB), maior que 20 metros, o responsável pela embarcação não fez o despacho na Capitania dos Portos antes de seguir viagem, como é obrigatório pela autoridade marítima. Neste caso, foi uma viagem clandestina.
O Portal OESTADONET apurou que os seis passageiros, Leilane Carla Ferreira (cozinheira), Cristiano de Azevedo Figueira (marinheiro), Antônio Oliveira dos Santos (maquinista mecânico), um homem identificado apenas por ‘Negão’ (maquinista) e Joelson da Silva Costa, o suposto responsável pela carga e contratante da embarcação para o frete, vão prestar depoimento à polícia também nas próximas horas.
A polícia não descarta nenhuma hipótese, porém, apenas com as investigações será possível esclarecer o que de fato ocorreu durante o trajeto da embarcação, que tinha como destino o município de Chaves e foi parar em águas amapaenses.
A principal dúvida a ser esclarecida é justamente o tipo de carga e o seu destino final.
Conforme informou à tarde o Portal OESTADONET, os seis passageiros foram encontrados com vida à tarde e resgatados pela Marinha do Brasil.
Fonte: OESTADONET
Nenhum comentário:
Postar um comentário