Marido foi jogador de futebol e ela não queria o mesmo futuro para Dico, apelido do Rei na infância.
Pelé sempre realizou os seus sonhos e os de muitas pessoas com seu futebol mágico e incomparável. E o Rei do Futebol sempre dizia que, quando completasse 100 anos, daria o pontapé inicial de um jogo no Maracanã. A morte, implacável como um zagueiro desleal, impediu.
Celeste Arantes do Nascimento, a mãe dele, porém, alcançou essa idade em 20 de novembro do ano passado, quando foi homenageada nas redes sociais do Atleta do Século 20. E é dela que Dico, apelido de menino de Pelé, vai se despedir.
A previsão de término do velório de Pelé na Vila Belmiro é 10 horas desta terça-feira (3). Depois, o corpo seguirá em cortejo pela Avenida Bernardino de Campos, o Canal 2, indo até a orla, e chegando até a Avenida Joaquim Montenegro, o Canal 6, na Ponta da Praia, perto de onde reside dona Celeste.
A rainha-mãe é mineira de Três Corações, onde também nasceu Pelé. Ou melhor, Edson. Também vieram ao mundo outros dois filhos: Jair, o Zoca, que também chegou a ser jogador de futebol no próprio Santos e morreu em 2020, aos 77 anos, e Maria Lúcia, responsável pelos cuidados com dona Celeste. Um deles, inclusive, era o de que ela não havia sido informada da morte do Rei.
Todos foram frutos do amor com João Ramos do Nascimento, o Dondinho, com quem foi casada até 1996, ano de seu falecimento. Ele era a inspiração direta do futuro de Pelé: o pai foi jogador de futebol. Dondinho chegou a fazer cinco gols de cabeça em uma só partida defendendo o Yuracan, de Itajubá (MG), na vitória por 6 a 3 sobre o Smart, em 1939.
A morte
Pelé morreu na quinta-feira (29), depois de um mês internado no Hospital Albert Einstein, na Capital. Ele tratava de um câncer no cólon.
O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico indicava "progressão oncológica", com necessidades de cuidados para as funções renais e cardíacas.
O velório do Rei do Futebol começou às 10h de segunda-feira (2), na Vila Belmiro, e deverá durar 24 horas. Em seguida, o corpo será sepultado em Santos após um cortejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário